Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais
Enquadramento:
A complexidade, a velocidade (e aceleração) da mudança, a incerteza e a volatilidade, são características dos tempos que vivemos e com que nos deparamos nos atuais contextos de ensino e aprendizagem. Atualmente as instituições de ensino e formação, em particular as instituições de ensino superior e os seus docentes, enfrentam grades desafios, alinhados com os desafios societais emergentes da era digital em que nos encontramos, designadamente:
- a crescente procura por parte de um grande número de estudantes, com características etárias, sociais e culturais muito diversificadas e com trajetórias escolares muito diferenciadas;
- a crescente necessidade/exigência da integração de novas tecnologias nos ambientes de ensino e aprendizagem, bem como da circulação dos estudantes entre ambientes de ensino e aprendizagem diversos;
- a velocidade com que o conhecimento se produz, se divulga, se consolida e se acede;
- a exigência de preparar os estudantes com competências que lhes permitam lidar com a incerteza e adaptar-se a um mundo complexo, em constante e rápida mudança.
Ser professor, mais do que nunca, obriga a estar preparado para desempenhar papéis e funções muito diferentes. Com efeito, é reconhecido que não bastam os conhecimentos específicos no âmbito dos domínios científicos dos docentes e a experiência profissional acumulada ao longo dos anos para atender à grande exigência atual com que as instituições de ensino e formação se deparam. O êxito da prática docente (ou seja, do ensino e da aprendizagem) está igualmente dependente de o professor deter, e ser capaz de mobilizar, conhecimento de natureza pedagógica e competências no domínio da didática, da interdisciplinaridade, da flexibilidade, do uso das tecnologias, da comunicação, do relacionamento com os estudantes e, ainda, da sua motivação.
A qualidade do ensino e da formação de uma instituição está, assim, associada à necessidade de atualização permanente de conhecimentos e competências científicas e pedagógicas por parte do seu corpo docente e, neste contexto, reconhecendo a importância da formação pedagógica de professores e da necessidade de preparação para a transição digital dos processos de ensino e aprendizagem, o IPP desenvolveu a presente oferta formativa que visa contribuir para fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo a sua qualificação pedagógica, numa lógica de melhoria contínua da qualidade de ensino.
A Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais, para além de intencionalmente cruzar a Formação Pedagógica de Professores com a Transição Digital, dois fatores cruciais para a qualidade do ensino e da formação proporcionada pelas instituições de educação e formação, visa ainda introduzir um caráter inovador e de flexibilidade formativa através do recurso a uma estrutura cumulativa de microcredenciais. Esta arquitetura da formação permite que diferentes formandos realizem percursos distintos de formação, e em tempos diferentes, em função das disponibilidades e necessidades de upskillink identificadas pelo próprio o pela instituição.
Objetivos:
- Potenciar a qualidade do ensino e da aprendizagem através da formação pedagógica dos docentes, orientada para estimular a inovação e a excelência do ensino nas instituições de formação;
- Contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, através da qualificação e do desenvolvimento de competências pedagógicas dos docentes que conduzam a uma abordagem ao ensino e à aprendizagem cientificamente fundamentada e suportada nos mais recentes desenvolvimentos da investigação na área;
- Proporcionar o conhecimento e a exploração de experiências de Learning Technologies ao serviço do ensino e da formação (ambiente digital em sala de aula, e-learning e b-learning), bem como práticas de Inovação Digital;
- Contribuir para a construção de conteúdos pedagógicos em formato digital e para a sua avaliação e integração em contextos de ensino e aprendizagem;
- Promover a partilha de boas práticas que coloquem os ambientes e as tecnologias digitais ao serviço da aprendizagem, induzindo a criação de grupos de trabalho e/ou de comunidades de prática.
- Promover a conceção e desenvolvimento de projetos de inovação e de capacitação pedagógica de docentes, a nível nacional e internacional.
Edital de abertura de Candidaturas 2024-25
Condições de ingresso nas microcredenciais:
- Ser professor do ensino superior, do ensino básico e secundário ou do ensino profissional, ou deter um currículo que permita candidatar-se a uma vaga de professor nestes níveis de ensino;
- Possuir competências básicas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Ter acesso a computador com possibilidade de instalar programas, com câmara, microfone e ligação à internet.
Seleção e Seriação dos Candidatos
A seleção e seriação dos candidatos será efetuada por avaliação curricular.
Número de Vagas - 25
Funcionamento:
A Pós-Gradução em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais está organizada segundo uma estrutura cumulativa de microcredenciais, considerando que uma microcredencial corresponde a uma prova dos resultados de aprendizagens de um estudante/formando após uma curta experiência de aprendizagem, avaliados segundo padrões rigorosos e transparentes. No âmbito da Formação Pedagógica de docentes, em particular em relação com recurso a ambientes digitais, o Politécnico de Portalegre concebeu uma carteira de módulos de formação, cada um com 3 ECTS, e a conclusão com sucesso de cada um desses módulos confere aos formandos uma microcredencial.
Os formandos obtêm o diploma de Pós-Graduação após reunirem cinco microcredenciais: três correspondentes a módulos obrigatórios e dois a módulos optativos, de acordo com o definido na estrutura da Pós-Graduação, cumprindo um total de 15 ECTS.
Cada uma das microcredenciais é autónoma e podem ser obtidas na sequência e no tempo que melhor se ajustar às necessidades e à disponibilidade dos formandos.
Todas as microcredenciais funcionam em regime de e-learning, têm 21 horas de contacto (3 ECTS), decorrem num período temporal de 5 semanas e incluem no mínimo 5 horas de formação síncrona.
Carteira de microcredenciais:
Microcredenciais | Horas contacto | Horas totais | ECTS |
Ensino e Aprendizagem com Mediação Tecnológica | 21 | 75 | 3 |
Recursos Educativos Digitais | 21 | 75 | 3 |
Comunicação e Co-criação de Conteúdos Digitais | 21 | 75 | 3 |
Planeamento e Gestão de UCs online | 21 | 75 | 3 |
Aprender e Ensinar com as Redes Sociais | 21 | 75 | 3 |
Modelos de Educação a Distância | 21 | 75 | 3 |
Literacia Digital | 21 | 75 | 3 |
Avaliação em eLearning | 21 | 75 | 3 |
Plano curricular da Pós-Graduação
O plano curricular da Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais tem um total de 15 ECTS e inclui três microcredenciais obrigatórias: 1, 2 e 3 (correspondendo a 9 ECTS); e duas optativas selecionadas de entre as microcredenciais 4 a 8 (correspondendo a 6 ECTS).
Avaliação e certificação:
O certificado de pós-graduação obtém-se quando o formando totaliza 15 ECTS, incluindo os 9 ECTS das microcredenciais obrigatórias.
A classificação final da Pós-Graduação corresponde à média aritmética das classificações obtidas em cada uma das microcredenciais, na escala inteira de 0 a 20 valores.
Número de vagas: 25
Candidaturas:
Não são abertas candidaturas à Pós-Graduação como um todo. As candidaturas realizam-se autonomamente a cada uma das microcredenciais que integram o plano curricular, de acordo com o procedimento definido nas Normas de funcionamento e certificação de microcredenciais do IPP.
Os estudantes matriculados/inscritos nas microcredenciais encontram-se simultaneamente inscritos na Pós-Graduação.
Toda a informação relativa às diversas microcredenciais e à respetiva calendarização será disponibilizada no sítio web do IPP.
Cada formando poderá candidatar-se a uma ou a várias microcredenciais, de acordo com a sua disponibilidade e interesse.
Documentação necessária para a Candidatura
Formulário de candidatura
Curriculum vitae (CV) completo e assinado
Cartão de Cidadão/ BI e NIF/ Passaporte ou outro ou documento de identificação*
Comprovativos dos dados constantes no CV
Certificado de habilitações
*Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, cópia rubricada e assinada em que autoriza os serviços académicos a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e para verificação da informação para aceitação do processo de candidatura.
Emolumentos e Propinas
Após a publicação da lista de candidatos admitidos, os formandos devem formalizar a sua matrícula/inscrição nas respetivas microcredenciais.
Candidatura - isento
Propina -100 Euros por ECTS / 300 Euros por microcredencial.
Bolsa de estudo (no valor da propina) garantida a todos os formandos.
Calendarização
Candidaturas 1ª fase:
Período de Candidaturas - de 04 julho a 09 de setembro
Afixação dos resultados provisórios - 15 de setembro
Período de Reclamações - 18 a 19 de setembro *
Afixação dos Resultados Definitivos - 20 de setembro
Candidaturas 2ª fase:
Período de Candidaturas - de 21 a 30 de setembro
Afixação dos resultados provisórios -04 de outubro
Período de Reclamações - 06 a 07 de outubro *
Afixação dos Resultados Definitivos - 09 de outubro
NOTAS:
- A abertura da 2ª fase de candidatura depende da existência de vagas sobrantes, após as colocações efetuadas na 1ªfase .
- As matriculas serão condicionadas à verificação do número mínimo de estudantes colocados para funcionamento dos cursos, pelo que as datas poderão ser alteradas.
* As reclamações podem ainda ser apresentadas e decididas até ao fim dos prazos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
Por ano letivo irão funcionar, no mínimo, seis microcredenciais: as tês obrigatórias e três das optativas.
Horário das sessões síncronas
As sessões síncronas decorrem nas segundas feiras, no período entre as 18h00 e as 21h00.
Inscrição e emolumentos:
Após a publicação da lista de candidatos admitidos, os formandos devem formalizar a sua matrícula/inscrição nas respetivas microcredenciais.
Candidatura – isento
Propina – 100 Euros por ECTS / 300 Euros por microcredencial.
Bolsa de estudo (no valor da propina) garantida a todos os formandos.
Informações
Elsa Esteves - elsa.esteves@ipportalegre.pt | T: +351 245 301 503
Serviços Académicos - servicos.academicos@ipportalegre.pt | T: +351 245 301 500 (opção 1)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|