Licenciatura em Educação Social
Objetivos
Objetivos gerais
Formar profissionais de intervenção socioeducativa capacitados para trabalhar em múltiplos contextos educativos e sociais, com indivíduos e populações que evidenciem a necessidade de promoção de estratégias de desenvolvimento global.
O educador social deverá: adquirir formação teórica e técnica em Educação Social; promover a justiça social, para a qualidade de vida das populações, dos grupos e dos indivíduos, respeitando direitos de cidadania dos indivíduos e grupos; conhecer e caracterizar realidades sociais diversas, para responder a problemas no âmbito das pessoas com Necessidades Educativas, populações em contexto de exclusão ou em reabilitação social; conceber e avaliar projetos de mediação sociocultural, em programas educativos dirigidos à infância, juventude, população sénior, educação familiar e ambiental; conhecer e utilizar recursos numa perspetiva proactiva e responsiva às situações e problemas; adquirir competências de investigação que fundamentem a ação e atualização permanente.
Objetivos de aprendizagem
O Educador Social com os conhecimentos construídos deverá ser capaz de: (a) compreender a importância da ação educativa não formal e informal em contextos educativos e sociais concretos; (b) identificar os contextos em que tal ação é necessária; (c) diagnosticar áreas prioritárias de intervenção bem como os respetivos grupos alvo; (d) planificar e supervisionar programas/ações em consonância com esses diagnósticos; (e) implementar metodologias e estratégias de mudança social; (f) formar comunidades, grupos e indivíduos enquanto agentes de intervenção para essa mesma mudança; (g) atuar enquanto mediador das várias instituições públicas e privadas presentes nos territórios; (h) construir competências ao nível da comunicação e relações interpessoais; (i) construir competências ao nível da investigação, análise, pensamento crítico e reflexão; (j) construir competências ao nível da cooperação e criatividade na gestão das funções em educação social.
Área(s) científica(s): Trabalho Social e Orientação (CNAEF 762)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: (Informação publicada após primeira avaliação)
(Fonte: Observatório Académico)
Saídas profissionais
- Mediador comunitário
- Educador de tempos livres e de lazer
- Educador em organizações de acolhimento e inserção social
- Educação parental
- Programas de intervenção educativa com crianças e jovens
- Programas de promoção da inclusão social com grupos e indivíduos em situação de exclusão
Regimes de acesso
Concurso Nacional de Acesso |
Provas de ingresso - Candidatura de 2024 (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia 06 Filosofia 09 Geografia 11 História 18 Português Provas de ingresso - Candidatura de 2025 (um dos seguintes conjuntos): 18 Português + 02 Biologia e Geologia 18 Português + 06 Filosofia 18 Português + 09 Geografia 18 Português + 11 História Vagas Regime Geral de Acesso: 25 Preferência regional | Vagas: 50% Distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Setúbal Classificações mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 95 pontos Fórmula de cálculo Média do secundário/profissional ou equivalente: 65% + Provas de ingresso: 35% Pré-requisitos Não tem Nota do último colocado 1ª fase: 118 | 2ª fase: 135,1 | Informação da DGES Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Nacional de Acesso |
Diplomados Vias Profissionalizantes |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas Provas para Diplomados vias profissionalizantes |
Maiores de 23 anos |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas provas para maiores de 23 anos |
Regimes Especiais |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes Especiais |
Concursos Especiais de Acesso |
Ver mais informação em: - Candidatos com aprovação nas provas de acesso para maiores de 23 anos - Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica - Titulares de Diploma de Curso Técnico Superior Profissional - Titulares de um Curso Superior - Titulares de diplomas das Vias Profissionalizantes |
Regimes de reingresso, mudança de par Instituição/Curso |
Ver mais informação em: Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso |
Concurso Internacional |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Cr 76/2020 de 26-06-2020
Registos de alteração: (quando se verifique)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
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