
Licenciatura em Educação Social
Objetivos gerais
Formar profissionais de intervenção socioeducativa capacitados para trabalhar em múltiplos contextos educativos e sociais, com indivíduos e populações que evidenciem a necessidade de promoção de estratégias de desenvolvimento global.
O educador social deverá: adquirir formação teórica e técnica em Educação Social; promover a justiça social, para a qualidade de vida das populações, dos grupos e dos indivíduos, respeitando direitos de cidadania dos indivíduos e grupos; conhecer e caracterizar realidades sociais diversas, para responder a problemas no âmbito das pessoas com Necessidades Educativas, populações em contexto de exclusão ou em reabilitação social; conceber e avaliar projetos de mediação sociocultural, em programas educativos dirigidos à infância, juventude, população sénior, educação familiar e ambiental; conhecer e utilizar recursos numa perspetiva proactiva e responsiva às situações e problemas; adquirir competências de investigação que fundamentem a ação e atualização permanente.
Objetivos de aprendizagem
O Educador Social com os conhecimentos construídos deverá ser capaz de: (a) compreender a importância da ação educativa não formal e informal em contextos educativos e sociais concretos; (b) identificar os contextos em que tal ação é necessária; (c) diagnosticar áreas prioritárias de intervenção bem como os respetivos grupos alvo; (d) planificar e supervisionar programas/ações em consonância com esses diagnósticos; (e) implementar metodologias e estratégias de mudança social; (f) formar comunidades, grupos e indivíduos enquanto agentes de intervenção para essa mesma mudança; (g) atuar enquanto mediador das várias instituições públicas e privadas presentes nos territórios; (h) construir competências ao nível da comunicação e relações interpessoais; (i) construir competências ao nível da investigação, análise, pensamento crítico e reflexão; (j) construir competências ao nível da cooperação e criatividade na gestão das funções em educação social.
Saídas profissionais
Mediador comunitário
Educador de tempos livres e de lazer
Educador em organizações de acolhimento e inserção social
Educação parental
Programas de intervenção educativa com crianças e jovens
Programas de promoção da inclusão social com grupos e indivíduos em situação de exclusão
Condições de Acesso
Provas de ingresso (uma das seguintes)
18 Português
06 Filosofia
11 História
09 Geografia
02 Biologia
Pré requisitos
(não aplicável)
Nota do último colocado
Avaliação do CE
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e Decisão do Conselho de Administração da A3ES
Outras informações:
- Duração: seis semestres
- ECTS: 180
- Registo inicial DGES (informação a publicada após registo)
- (Registo de Alterações DGES – quando se verifique)
- Empregabilidade (Informação publicada após primeira avaliação)
- Publicação do Plano de estudos em DR consulte aqui
Registo inicial: R/A-Cr 76/2020 de 26-06-2020
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de visitas é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esecs@ipportalegre.pt
Tel: 00351 245 339 400
Plano de Estudos
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Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Quero receber mais informação!
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