
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Objetivos
Objetivos Gerais
Conferir habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o preceituado no Decreto-Lei n.º 79/2014, na sua atual redação (Decreto-Lei n.º 9-A/2025), visando-se a formação científica nas diferentes componentes de formação (art.º 7): a) área de docência; b) área educacional geral; c) didáticas específicas; d) área cultural, social e ética; e) iniciação à prática profissional.
Promover a construção de conhecimentos, aptidões e competências relativos a conteúdos de natureza científica, pedagógica, tecnológica, humanística e artística, coerentes com o perfil geral de desempenho profissional dos professores e com perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico (Decretos-Lei n.º 240/2001 e 241/2001 respetivamente).
Objetivos de aprendizagem
Compreender os papéis e funções do educador de infância e do professor nos diferentes contextos, bem como a sua responsabilidade na formação integral das crianças/dos alunos, numa ótica de educação para a cidadania global;
Construir competências de organização e gestão curricular na educação de infância e no 1.º CEB, alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, perspetivando ambientes de aprendizagem pedagogicamente diferenciados e inclusivos;
Mobilizar saberes adquiridos nas diferentes componentes da formação em favor de uma intervenção fundamentada em conhecimentos advindos da investigação e alicerçados na ética profissional;
Agir e colaborar em equipa educativa no âmbito das diferentes dimensões da instituição educativa/escola e da comunidade;
Problematizar a ação e o agir no quotidiano pedagógico e de desenvolvimento profissional através de uma atitude reflexiva, crítica, investigativa e enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida.
Área(s) científica(s): Formação de professores do ensino básico (CNAEF 144)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: (Informação publicada após primeira avaliação)
(Fonte: Observatório Académico)
Condições de acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico:- Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal
- Nos casos específicos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, são condições de acesso ser detentor da Licenciatura em Educação Básica e aprovação em prova de avaliação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, realizada no requisito legal em vigor (ver regulamento específico)
- Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo
- Titulares de um grau académico estrangeiro superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-científico da Escola
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-científico da Escola
Aconselha-se a leitura do Edital referente à abertura de candidaturas para os Cursos de Mestrado em funcionamento nas Escolas do Instituto Politécnico de Portalegre para consulta de informação específica sobre os cursos.
Saídas profissionais
Docência em instituições e serviços de educação de infância (creche, jardim de infância/educação pré-escolar) e escolas de 1.º ciclo do ensino básico, públicos, privados/particulares; educação itinerante; educação de crianças em estabelecimentos prisionais; apoio a crianças em serviços de saúde; ludotecas; ecotecas; bibliotecas escolares; museus e outros espaços educativos e culturais; instituições de tempos livres; extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e de Juntas de Freguesia; outros serviços educativos públicos ou privados; educação especial (neste caso, a especialização profissional adquire-se com uma pós-graduação ou mestrado na área da educação especial ou da intervenção precoce).
Regimes de acesso
Concurso para Estudantes Nacionais e da União Europeia |
Os mestrados (2.º ciclo) do Politécnico de Portalegre tem uma duração normal entre três e quatro semestres e requer a frequência de unidades curriculares, a elaboração e defesa pública de uma tese original, ou a realização de um estágio ou de um projeto e a elaboração e defesa dos respetivos relatórios. Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 02 de junho a 09 de julho de 2025 3ª Fase: de 28 de julho a 12 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidatura, acesso e ingresso |
Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
O ingresso nos cursos de mestrados do Instituto Politécnico de Portalegre por estudantes internacionais faz-se por concurso único aberto a estudantes nacionais ou internacionais cujas condições específicas são fixadas anualmente em edital próprio. Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 02 de junho a 09 de julho de 2025 3ª Fase: de 28 de julho a 12 de setembro de 2025 (detentores de visto ou residentes em Portugal) Ver mais informação em Candidatura, acesso e ingresso |
PRÉ-REQUISITODe acordo com a republicação do DL n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua atual redação (DL n.º 9-A/2025), são condições de candidatura ao ingresso no CE:A – Condição Geral (Artigo 17.º)Aprovação na prova de língua portuguesa: domínio oral e escrito da língua portuguesa e domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.B – Condições Específicas (Artigo 18.º)1. Ser titular da licenciatura em Educação Básica;2. Ser titular de outras licenciaturas, desde que satisfaçam os seguintes requisitos de créditos mínimos de formação: a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos, dos 20 a 30 créditos em Português; 20 a 30 créditos em Matemática; 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal; 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física; b) Área educacional geral: 10 a 20 créditos. 3. Podem igualmente candidatar-se ao CE os indivíduos que tenham obtido 75% dos créditos dos requisitos mínimos fixados nas alíneas a) e b) do ponto anterior. |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação - (Informação publicada após primeira avaliação)
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Cr 83/2023 de 2023-09-11
Registos de alteração: R/A-Cr 83/2023/AL01 de 2025-07-10
gci.esecs@ipportalegre.pt
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Plano de Estudos (Desp. 3257/2024)
1º ano
2º ano
1º Semestre | Total | TP | OT | PL | S | E | ECTS | Ficha PT | Ficha EN |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Didática das Ciências Naturais e Sociais na Educação Básica (1567) | 137 | 90 | 12 | 35 | - | - | 10 | - | - |
Prática de Ensino Supervisionada I (1568) | 250 | - | 40 | - | 30 | 180 | 16 | - | - |
Opção I - Tecnologias Digitais aplicadas à Educação | 100 | 41 | 4 | - | - | - | 4 | - | - |
Opção I - Língua Estrangeira na Educação Básica | 100 | 41 | 4 | - | - | - | 4 | - | - |
Opção I - Educação para Cidadania | 100 | 41 | 4 | - | - | - | 4 | - | - |
2º Semestre | Total | TP | OT | PL | S | E | ECTS | Ficha PT | Ficha EN |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Prática de Ensino Supervisionada III (1573) | 430 | - | 70 | - | 45 | 315 | 26 | - | - |
Opção II - Animação de Bibliotecas Escolares | 100 | 41 | 4 | - | - | - | 4 | - | - |
Opção II - Educação Inclusiva | 100 | 41 | 4 | - | - | - | 4 | - | - |
Opção II - Organização e Gestão Escolar | 100 | 41 | 4 | - | - | - | 4 | - | - |
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
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