Curso Técnico Superior Profissional - Intervenção Social e Comunitária
Objetivos
O Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária forma profissionais qualificados para, de forma autónoma e/ou sob supervisão, planear e gerir projetos e atividades de inclusão de pessoas, grupos e populações em situação de risco e de vulnerabilidade social, envolvendo recursos e agentes da comunidade, e mobilizando as metodologias de intervenção social mais adequadas aos problemas, recursos e necessidades das populações, numa ótica de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento comunitário.
Competências
Desenvolver análises, relatórios e outros documentos caracterizadores de contextos e situações sociais de forma objetiva e fundamentada.
Intervir junto de territórios, grupos e comunidades vulneráveis, em situação de risco ou exclusão social, observando os princípios éticos e deontológicos das profissões do trabalho social.
Desenvolver processos de identificação de necessidades e problemas sociais.
Planear, conceber, executar e avaliar, em equipas técnicas multidisciplinares, autonomamente ou sob orientação, projetos de intervenção social e comunitária orientados para a melhoria do bem-estar, qualidade de vida e inclusão social de populações em risco.
Mobilizar redes, parcerias, recursos e agentes do território para a implementação e desenvolvimento de projetos de intervenção social e comunitária.
Desenvolver, com autonomia, intervenção social e comunitária em organismos da administração pública central e/ou local e/ou em instituições públicas, particulares ou privadas de solidariedade social, designadamente nos domínios da educação, justiça, segurança social, emprego e formação, habitação e saúde.
Saídas profissionais
Os diplomados estão aptos a exercer atividade profissional na área da intervenção social e comunitária em diferentes contextos institucionais como sejam:
- Câmaras Municipais;
- Instituições Particulares de Solidariedade Social;
- Misericórdias;
- Fundações;
- Organizações locais para o desenvolvimento;
- Organizações Não Governamentais.
Vantagens no prosseguimento de estudos no IPP (informação sobre as licenciaturas do IPP às quais poderá ter acesso)
OS diplomados têm acesso direto às licenciaturas do Politécnico de Portalegre através do Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior, com as seguintes equivalências nas licenciaturas em funcionamento na ESECS-IPP:
- 65 créditos de Unidades Curriculares, de um total de 180, da Licenciatura em Serviço Social;
- 74 créditos de Unidades Curriculares, de um total de 180, da Licenciatura em Educação Social
Candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas on-line no Portal dos Serviços Académicos do Instituto Politécnico de Portalegre. Podem apresentar candidatura a um ou mais CTeSP, ministrados pelo (IPP), até ao limite de quatro, devendo no entanto ser identificadas no boletim de candidatura as respetivas prioridades. + info
Número de Vagas: 20
(O CTeSP funcionará com a inscrição de um número mínimo de 15 novos estudantes.)
Condições de acesso
Têm acesso aos CTESP:
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro.
- Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DSTP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Área(s) relevante(s)
Uma das seguintes:
- Geografia
- História
- Português
Outras informações
Publicação do plano de estudos no DR
Registo inicial - R/Cr 358/2015 em 13/08/2015
Contactos
Escola Superior de Educação e Ciências Socias
Praça da República, nºs 23-25
7300-109 Portalegre
Telef. +351 245339400 | Fax. +351 245204619
E-mail: esep@esep.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de visitas é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esecs@ipportalegre.pt
Tel: 00351 245 339 400
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|