Notícias 16, Jan, 2023

A Inclusão social de imigrantes NPT

No passado dia 14 de dezembro, decorreu, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre, e online, a conferência internacional "A inclusão Social de NPT”, no âmbito do projeto "Ir Além - a inclusão social de NPT e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade", financiado pelo  Fundo para o Asilo, Migrações e Integração (FAMI). Este projeto estuda a relação entre a inclusão social de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT) e o desenvolvimento de territórios de baixa densidade, com vista a contribuir para a prática e para a política pública.

O dia traduziu-se em vários momentos de reflexão e cultura, com comunicações de reconhecidos especialistas de diferentes países. Destaca-se o key note speaker Pedro Góis, da Universidade de Coimbra que apresentou o lugar de Portugal no sistema migratório global, seguido de dois painéis dedicados às políticas e práticas de intervenção, contando com a presença de professores e investigadores como Ricardo Vieira, Karl Hedman, Hélia Bracons e F. Javier Garcia Castaño. No quadro da política, Fermelinda Carvalho, Presidente da CM de Portalegre e José Cesário, Ex-Secretário de Estado. Os imigrantes, tiveram voz ativa no evento, através de Jesús Terán e de Júlia Zhou em painéis dedicados ao associativismo e empreendedorismo migrante.

Um dos pontos altos do evento centrou-se no lançamento de duas obras. “Práticas e Políticas - Inspiradoras e Inovadoras com Imigrantes” que inscreve doze capítulos de significativa amplitude no âmbito das práticas de integração de migrantes. E “Trajetórias Sociais: Percepções da Condição de Imigrante” que se traduziu num processo metodológico de escuta atenta e análise cuidada de entrevistas narrativas aplicadas a imigrantes por alunos do politécnico, com vista à partilha dos seus percursos, desafios e estratégias de superação. 

Um evento de partilha de conhecimento e discussão que contou com 24 intervenções e 250 participantes.