Destaque 20, Mar, 2024

II Semana Eco-ESECS

Realizou-se no dia 11 de março, pelas 14h30, o 1.º dia da semana ECO-ESECS. Na sessão de abertura, esteve presente o Presidente do IPP- Prof. Luís Loures, o Diretor da ESECS – Prof. João Emílio Alves e o Coordenador do Projeto – Prof. Miguel Castro. A esta sessão seguiu-se um momento musical a cargo do Prof. Pedro Amaro e a tarde terminou com a inauguração da Exposição temática “Árvores com História”.

Contribuíram para esta exposição alunos dos diversos cursos da Escola que elaboraram textos, fizeram entrevistas, pinturas e uma escultura. Os alunos do CLiC (crianças de cerca de 10 anos) contribuíram também com textos alusivos à temática. Participaram ainda na construção desta exposição docentes do Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da ESECS.

No segundo dia da semana Eco-ESECS tivemos a participação de dois convidados, o Prof. Jorge Umbelino e o Prof. Francisco Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Estes especialistas em Turismo proferiram duas apresentações, uma sobre Turismo de Natureza e Sustentabilidade, a segunda com o tema Acessibilidade e Inclusão na Oferta Turística.

Alunos e professores, que quase encheram o auditório, sendo maioritariamente do Curso de Turismo, foram acompanhados por colegas de outros cursos, que devido à transversalidade do tema puderam refletir sobre o fenómeno turístico e as múltiplas ligações com o quotidiano de todos nós.

No 3º dia da II Semana Eco-ESECS, com sala cheia. Alunos, colegas e funcionários têm participado e colaborado nos eventos programados.

Durante a manhã, a Prof. Fátima Velez de Castro fez uma apresentação sobre riscos naturais e antrópicos, a partir do pensamento de Eric Ulrich. A segunda apresentação, da responsabilidade da Prof. Márcia Kumschlies, relatou um evento extremo no estado de S. Paulo, Brasil, onde a desordenada ocupação do território e eventos naturais extremos provocaram danos humanos e naturais numa área relativamente extensa.

Na parte da tarde, o fotógrafo de vida selvagem, Prof. Ricardo Lourenço (aluno de mestrado da ESECS) apresentou “Luz e Sombras”, uma sequência de pequenas histórias da sua vida, acompanhadas de fotografias e vídeos que sustentaram a comunicação deste premiado fotógrafo de Portalegre.

No encerrar da II Semana Eco-ESECS o programa o dia iniciou-se com duas apresentações; uma do professor Jorge Malheiros – “Sustentabilidade Demográfica em Territórios de Baixa Densidade” e outra do Prof. Sérgio Claudino – “O conhecimento do espaço e educação”, ambos da Universidade de Lisboa/IGOT – Centro de Estudos Geográficos. À tarde foi visionada a reportagem premiada “Um mar de Lixo”, da autoria da Dra. Tânia Paiva, diretora da Rádio M80 e ex-aluna da ESECS, onde também pertenceu à Associação de Estudantes. A apresentação contou ainda com a convidada professora Rute Novais, dirigente da Brigada do Mar. Concomitantemente foi exibida uma pequena exposição, constituída por peças de lixo recolhido na costa alentejana, e um conjunto de fotografias ilustrativas da ação deste grupo de descontaminação da costa portuguesa.

Os espaços de debate foram muito participados e enriqueceram as reflexões e mensagens apresentadas neste dia.

Convidamos toda a comunidade académica a participar novamente, no próximo ano, e com o mesmo entusiasmo na III Semana ECO-ESECS!