Notícias 24, Mar, 2023

I Semana Eco-ESECS

A I Semana Eco-ESECS (20 a 24 de março) pretende constituir-se como um momento de reflexão, partilha e reunião de alunos, docentes e colaboradores não docentes, à volta da temática da sustentabilidade e do ambiente.

O programa foi variado e reuniu apresentações, palestras, filmes, debates, exposições e uma maratona fotográfica. Todos os eventos tiveram audiências muito significativas, estando o nosso auditório sempre repleto de olhares atentos e interessados.

Gostaríamos de destacar as conferências chave de cada dia: Iniciámos, na segunda-feira, dia 20 de março, com uma palestra sobre a conservação do Lince Ibérico no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, pela Drª Inês Rodrigues. Na terça-feira, o repórter da National Geographic, Ricardo Lourenço, proferiu uma apresentação sobre fotografia da vida selvagem; à tarde, o professor Nelson Ramalho deu uma conferência intitulada “A diversidade LGBTI+ e luta contra a homo/transfobia: O papel do serviço social na promoção de um mundo mais igual e sustentável”. Na quarta-feira, decorreu um debate com as jornalistas do ambiente Vera Moutinho (Público-Azul) e Cláudia Godinho da Antena 1.  Na quinta-feira, a semana terminou com a apresentação e debate, com a autora Tânia Paiva (Jornalista da Rádio Comercial e do grupo Bauer Media Áudio Portugal), da reportagem Segunda Pele.

Uma nota final para destacar os nomes de Ricardo Lourenço e Tânia Paiva, pelo facto de terem sido alunos formados pela, então, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.